O que deve ser colocado
no objetivo para currículo?

O que faz um currículo chamar a atenção dos recrutadores?

Como criar um bom objetivo para currículo?

Guarde algumas de suas habilidades para a entrevista

Posts Recentes

O que deve ser colocado no objetivo para currículo?

Objetivo para currículo é uma das perguntas que os profissionais devem responder nesse documento. E, assim como acontece com qualquer pessoa, pode ser muito desafiador desenvolver um bom currículo e ser selecionado. 

Independentemente do seu objetivo, mudar de cargo ou primeira experiência profissional, o ponto de partida é um bom currículo. Todas as dúvidas que devem ser respondidas neste documento são importantes, desde o objetivo até experiências anteriores. 

Está na dúvida em qual profissão seguir? Acesse https://matriculas.estacio.br/inscreva-se/forma-de-ingresso e conheça os melhores cursos!

O que é o objetivo para currículo?

Primeiramente, o objetivo para currículo é uma das informações de maior relevância para quem busca uma oportunidade de emprego. Basicamente, é nesse momento que o profissional informa quais são os seus objetivos e expectativas profissionais.

Independentemente de seu objetivo, primeira oportunidade no mercado de trabalho ou mudar de cargo, essa é uma das perguntas de maior relevância. E, se você quiser se destacar entre os concorrentes, é necessário preencher o objetivo para currículo com cautela.

Porém, antes de começar a preencher essa resposta, os profissionais devem refletir. Lembre-se que é esse pequeno texto, normalmente composto por duas linhas, que vai apresentar todas as suas expectativas profissionais. 

Assim que você pensar a respeito, desenvolva um objetivo que seja condizente com as suas expectativas no cargo. Embora pareça algo difícil de criar, responder o objetivo para currículo é mais fácil do que a maioria imagina! 

Além disso, é importante dizer que o objetivo deve ter relação com a vaga que você está concorrendo. Também é importante que essa resposta seja personalizada. Dessa maneira, você consegue se destacar entre os demais concorrentes. 

O que faz um currículo chamar a atenção dos recrutadores?

Antes de mais nada, é importante citar que existem duas situações extremas na elaboração de um currículo, são elas: profissionais que estão buscando por uma primeira oportunidade no mercado de trabalho, e aqueles que já possuem experiências e cursos. 

São duas situações distintas pois, no primeiro caso, o profissional enfrenta maior dificuldade para preencher suas experiências anteriores. E, no segundo, é comum que os profissionais não saibam organizar suas informações. 

Porém, em ambos os casos, a resposta no objetivo para currículo é um dos principais pontos que chamam a atenção dos recrutadores. Ainda, segundo levantamentos, existem mais pontos que os profissionais devem preencher com cautela, são eles:

  • As informações referentes a Experiências Profissionais chamam 80% da atenção;
  • As Formações e Cursos Complementares do profissional despertam 60% da atenção;
  • A resposta para o Cargo ou Área Pretendida desperta 60% do interesse;
  • O Objetivo para currículo é uma das informações mais relevantes, chamando 50% da atenção dos recrutadores;
  • Por fim, o Conhecimento em outros idiomas fica com 24%. 

Além disso, segundo especialistas, essas são as primeiras impressões observadas por um recrutador. Mas para que você consiga despertar o interesse, é necessário criar um currículo organizado e com estrutura limpa. 

Os profissionais devem manter seu currículo organizado e atualizado. E, se possível, observar quais pontos podem ser desenvolvidos para conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho. 

Por fim, segundo pesquisas, o que elimina os candidatos no processo seletivo é a presença de erros de português no currículo. 

Outros pontos também são levados em consideração, porém de forma negativa, como: 

  • falta de experiência na área, 
  • ausência de seus objetivos profissionais,
  • falta de apresentação visual.

Como criar um bom objetivo para currículo?

Primeiramente, para responder o objetivo para currículo, você deve imaginar qual é o seu real profissional naquele momento. Ou seja, se colocar no lugar do cargo e empresa que deseja trabalhar. 

É fundamental que o objetivo esteja relacionado com a vaga que você está concorrendo. Então, uma excelente dica é: se imaginar ocupando o cargo e qual é o melhor cenário profissional que você pode alcançar dentro dele. 

Além disso, os profissionais também podem considerar outros pontos no momento de preencher seu objetivo no currículo. Dessa maneira, você mostra ao recrutador suas expectativas e foco na vaga, se destacando entre os concorrentes. 

Portanto, lembre-se de seguir algumas recomendações de extrema utilidade, principalmente se você está concorrendo a uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Veja algumas delas:

Crie um objetivo específico

Antes de qualquer coisa, seu currículo deve ser lógico e simples. 

Lembre-se que, no momento em que novas oportunidades são divulgadas, o recrutador tem vários currículos para analisar em pouco tempo. 

Portanto, durante esse momento, é importante que o candidato poupe o tempo do recrutador e crie um currículo claro. Caso contrário, o documento será facilmente descartado. 

Cite qual é o cargo ou área de interesse

Embora o objetivo do currículo seja para mostrar seu plano de carreira, descrevê-lo como algo muito “distante” pode ser um grande erro. 

Portanto, no momento que estiver descrevendo suas metas, pense naquelas que é possível alcançar em curto prazo. Até porque, é algo que você está procurando agora, e não no futuro. 

Guarde algumas de suas habilidades para a entrevista

Por fim, pense em seu currículo como uma carta de apresentação. Nela, você reúne as suas habilidades sistemáticas resumidamente. 

Portanto, tentar reunir tudo em um só lugar pode ser um erro. Lembre-se de deixar algumas habilidades de fora e apresentá-las durante uma entrevista.